Amit Drori (Israel)
MONKEYS
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Mário Viegas
12 de Maio às 21h (sáb)
13 de Maio às 17h30 (dom)
Estreia Nacional
Técnica: Autómatos e teatro visual Idioma: Ingês, com legendagem em português Público-alvo: +9 Duração: 60 min.
Amit Drori e a sua equipa conceberam e construíram artesanalmente, e com extrema minúcia, macacos robots, chamados de "Electro-Monsters". Foram necessários cinco anos de trabalho para o desenvolvimento destas marionetas cheias de tecnologia, a meio caminho entre o homem e máquina. Para o encenador israelita, construir um mundo mecânico e artificial é uma maneira de questionar os limites da vida. Reúne as condições de uma identificação, e joga com a estranheza de criaturas capazes de amar, de lutar, de se entregarem à vida, bem como de a reformular. Este antropomorfismo levado ao extremo - até à adoração do seu próprio Deus - lança a confusão nesta comunidade de robots poéticos, livres, que atuam como parceiros iguais ao Homem. Emergem as questões centrais da inteligência artificial: estes primatas-androides são nossos iguais? Como redefinir, então, a essência da nossa própria humanidade?
As personagens são híbridas de macacos (os predecessores dos seres humanos) e robots (os potenciais sucessores dos seres humanos). Mais de 300 máquinas no palco fornecem uma apresentação detalhada das características anatómicas e expressões faciais das personagens. O projeto usa as chamadas tecnologias de código aberto, EMG, técnicas tradicionais e contemporâneas de trabalho e processamento de madeira e metal.
Amit Drori desenvolveu um estilo teatral único, com a utilização de robots construídos em madeira e esculpidos à mão, atores, vídeo e novas tecnologias.
BIO
O encenador Amit Drori é o diretor da Hazira - Performance Art Arena, em Jerusalém. Formou-se na School of Visual Theatre, Jerusalém, onde é professor e ensina Contemporary Puppetry e Image Based Theatre. Como professor convidado tem colaborado com o MA em Visual Literacy, na Hakibuzim Academy e Shenkar College of Engineering and Design.
Foi galardoado com diversos prémios, como o Prix Rozenblum pour l’Excellence dans les Arts de la scène (2012), Prix de mise en scène et de scénographie, do Festival d’Acre (2001, 2003) e bolsas de diversas instituições, como a America-Israel Foundation, Jerusalem Foundation, Rich Foundation, Nathan Cumings Foundation e Rabinovitz Foundation.
Amit Drori apresentou Savanna no FIMFA, em 2014, considerado um dos espetáculos do ano por João Carneiro, no jornal Expresso.
FICHA ARTÍSTICA
Encenação e conceção: Amit Drori Intérpretes: Amit Drori, Sylwia Drori, Ofer Laufer Produção: Hazira - Performance Art Arena Coprodução: TJP – Centre Dramatique National d’Alsace, Ljubljana Puppet Theatre, Théâtre Garonne, Scene Europeenne Com a colaboração de: Maison de la Marionnette, Israel Festival, FEST' Factory, Bat Yam Fotografias: Amit Drori