VOLTAR

FIMFA Lx20 Adiado

Adiada a 20.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas 

 

No contexto da conjuntura atual da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas lamenta anunciar o adiamento da sua vigésima edição, que teria lugar entre 7 e 24 de maio, e em que celebraria vinte anos de existência.

 

O FIMFA é um projeto da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Durante estes últimos vinte anos o FIMFA tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, com a apresentação de reputados criadores nacionais e internacionais. Promoveu a importância da marioneta e a sua relação com outros campos artísticos, como a dança, as artes visuais, o teatro ou a música, mas também revelou companhias e técnicas tradicionais que não devem ficar esquecidas.

 

O Festival preparava-se para uma edição especial com a apresentação de cerca de vinte companhias, mais de vinte espetáculos de sala e de rua, na sua maioria em estreia nacional, para além de duas estreias absolutas, com cerca de 108 apresentações em vários espaços: Teatro Nacional D. Maria II, São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Castelo de S. Jorge, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Cinemateca Portuguesa e Centro Cultural da Malaposta. Para além de um conjunto de atividades complementares que incluíam workshops, masterclasses, exposições, cinema, encontros com os criadores, entre outras.

 

É a primeira vez que o FIMFA é adiado, mesmo em momentos difíceis, de extrema contenção financeira, foram unidos esforços que permitiram sempre a sua realização anual. Mas agora é tempo de cuidarmos uns dos outros e de respeitarmos o isolamento social, para podermos rapidamente voltar a estar juntos. A nossa solidariedade está com os que estão na linha da frente, a lutar contra a epidemia, e com aqueles cujas vidas e trabalhos estão em risco. Desejamos unir os nossos pensamentos com os representantes do setor cultural, festivais, criadores, artistas, bem como todos os nossos parceiros, para quem os tempos atuais são também de grande incerteza profissional.

 

A programação e organização do FIMFA é especialmente cuidada, exigindo vários meses de preparação e de trabalho intenso. Neste momento estamos em conversações com todos os artistas programados para os podermos apresentar na edição de 2021. No entanto, estamos também a fazer todos os esforços para ainda tentar programar alguns destes espetáculos até ao final deste ano. 

 

Ao nosso público de todas as idades agradecemos o apoio e continuarem a acompanhar-nos. Agradecemos também a todos os que apoiam o FIMFA, aos coprodutores, parceiros, artistas e equipas.

 

Esperamos brevemente estar junto de todos. Fiquem atentos e protejam-se! Quando for seguro, estaremos de volta!