VOLTAR

Masterclass com Roman Paska

MEDO DE MARIONETAS

MASTERCLASS COM ROMAN PASKA

 

Teatro da Trindade - Salão Nobre
15 de maio das 15h às 17h (qua)

 

Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento   Custo: 5€   Idioma: Inglês

 

A oportunidade única de conhecer o universo de Roman Paska, um dos maiores criadores e especialistas do teatro de marionetas, que também irá apresentar o seu documentário Rehearsal for a Sicilian Tragedy, na Cinemateca, a 20 de maio, às 19h.

Destinatários: Marionetistas, atores, encenadores, cenógrafos, bailarinos, artistas plásticos, estudantes de artes performativas

N.º de participantes: 30

Idioma: Inglês

Custo: 5 euros

Data limite de inscrição: 14 de maio

Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento

 

Info e inscrições

A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, a qual deve ser enviada para: info@tarumba.org ou atarumba@gmail.com

 

DESCARREGUE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Roman Paska vai abordar o seu trabalho em relação às principais tendências no teatro de marionetas do início do século XXI, com especial enfoque no seu interesse pela natureza e identidade da marioneta. Através da análise das suas produções para ‘Theatre for the Birds’ e ‘Dead Puppet’, a masterclass irá questionar as noções e definições existentes de marioneta, examinar como as teorias contemporâneas evoluíram através de novas abordagens ao espetáculo, e analisar os desafios atuais enfrentados pela marioneta como objeto, para lançar a seguinte interrogação: “É o teatro de marionetas o futuro?”

 

BIO

O nova-iorquino Roman Paska é realizador, escritor, encenador e marionetista. Ocupa um lugar extremamente importante no teatro de marionetas contemporâneo, integrando, frequentemente, vídeo e marionetas em produções que ganharam numerosos prémios internacionais. Os seus espetáculos foram apresentados sob duas designações, Theatre for the Birds e Dead Puppet, e incluem "The End of the World", "God Mother Radio", "Dead Puppet Talk" e "Schoolboy Play", uma encomenda de Linz '09 Capital Europeia da Cultura, que foi apresentado no FIMFA Lx10 no Teatro Nacional D. Maria II. Encenou "Dreamplay", de August Strindberg, com marionetas para a comemoração do seu centenário no Stockholm Stadsteater, e foi diretor do Institut International de la Marionnette, em França. O seu documentário "Rehearsal for a Sicilian Tragedy", com John Turturro, estreou no Festival de Veneza em 2009 e, desde então, foi exibido no Hamptons Film Festival, Lincoln Center e BAM, entre outros.