PRÓXIMA ANTERIOR

Drew Colby (Reino Unido)

MY SHADOW AND ME

 

LU.CA - TEATRO LUÍS DE CAMÕES

 

23 de maio às 10h30 (qui) 
24 de maio às 10h30 e 14h30 (sex) 

Sessões para Escolas


25 e 26 de maio às 11h30 e 16h30 (sáb, dom)

Sessões para Famílias
 

Estreia Nacional

BILHETEIRA ONLINE

Técnica: Sombras com mãos Idioma: Sem palavras Público-alvo: +4 Duração: 45 min.

 

Venham conhecer Drew Colby, um homem cuja sombra pode fazer quase tudo! Desde sombras encantadoras de animais, fabulosas sombras de paisagens e até de pessoas muito cómicas. Vamos surpreender-nos com as sombras de caranguejos que saem do mar, um cão persegue um gato e não uma, não duas, mas três sombras coloridas de elefantes e... tudo é feito apenas com duas mãos!

 

My Shadow and Me é como um desenho animado criado ao vivo, a partir de quase nada, para além da escuridão e luz. Drew Colby e a sua sombra encontram-se e partem numa viagem cheia de imaginação, onde surgem sombras de criaturas que se transformam de uma forma incrível. Pequenos encontros entre diversas personagens são explorados, desenrolando-se pequenas histórias. 

 

Drew Colby é um dos grandes mestres da antiga arte das sombras feitas com mãos, umas das técnicas mais especiais do teatro de sombras. My Shadow and Me centra-se no tema das nossas sombras e a nossa relação com elas, inspirando-se no poema My Shadow de Robert Louis Stevenson.

 

Um espetáculo a não perder, feito com sombras e reflexão de luz, cheio de humor e que revela uma técnica mágica!

 

"As sombras com mãos de Drew Colby foram fascinantes (...). O que me fez assistir com uma verdadeira reverência." - Alicia Britt, Animations Online

 

"Um espetáculo que encantou crianças e adultos (...). O resultado é uma fantasia livre e absolutamente encantadora (...). Foi uma grande alegria agradar o meu filho de quatro anos por quarenta e cinco minutos numa tarde de sábado. Os quatro anos de idade claramente pensaram que também foi muito bom. - Pamela Hall, The Croydon Citizen

 

BIO
Drew Colby nasceu na Grã-Bretanha e trabalha no teatro de marionetas há já 30 anos. Começou com marionetas de luva e marionetas de fios aos 12 anos, quando estudava na Namíbia. Desde que iniciou esta ligação, explorou diferentes estilos e técnicas, incluindo marionetas de fios, de vara e Bunraku, bem como espetáculos com vários tipos de manipulação.
De 1995 a 1998 trabalhou com o grupo Playhouse Puppet Company em Durban, na África do Sul. A partir desta experiência, Drew desenvolveu um trabalho ao longo dos três anos seguintes com marionetas de fios e de vara. O ponto culminante deste período foi a apresentação de "Madiepetsana and the Milk Bird" no International Festival of Marionette Art, em Praga, na República Checa, em 1999.
Drew voltou para o Reino Unido em 2000 e trabalhou com o Little Angel Theatre, especialmente com Steve Tiplady em “Jonah and the Whale” (2002-2003). O seu fascínio pelos objetos quotidianos surgiu desta experiência. Nesta altura criou "Little Red Riding Hood", que foi apresentado no Battersea Arts Centre, no Norwich Puppet Theatre e no Little Angel Theatre, para além  de outros teatros em Londres e festivais (2003). Este espetáculo continha a sua primeira experiência de sombras com mãos e uma marioneta pré-construída. A partir daqui passa a explorar o conceito de “marionetas instantâneas”, em que apenas há objetos quotidianos, que ganham vida para contar uma história. O que o levou ao trabalho de sombras com mãos, um teatro criado simplesmente através da ausência de luz, da habilidade do marionetista e da imaginação do público.
Em 2011 recebeu uma bolsa de desenvolvimento profissional do Puppet Centre Trust para trabalhar no Azerbaijão, com o teatro de sombras georgiano Gagra. Ganhou o prémio inaugural West End Phoenix Artists Club Cabaret, em 2018. 
Drew já se apresentou em diversos teatros e festivais por todo o mundo, para além de ter criado sequências e números de sombras para o Channel 4, BBC e Nintendo, entre outras empresas e instituições.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Conceção, encenação e interpretação: Drew Colby Coprodução: Junction, Goole Apoios: Arts Council England

x