PRÓXIMA ANTERIOR

Laitrum Teatre (Espanha)

MICRO-SHAKESPEARE

 

CASTELO DE S. JORGE - Jardim Romântico

9 de maio das 18h às 21h (qui)

 

Especial Abertura FIMFA Lx19

Técnica: Teatro de objetos Idioma: Português Público-alvo: +7 (A classificar pela CCE) Duração: Várias sessões, com a duração de 8 min.

 

Teatro de objetos interativo: um espetáculo difícil de explicar, mas muito divertido de interpretar!

Laitrum Teatre condensou cinco monumentais obras de Shakespeare em peças de 8 minutos... para cinco teatros em miniatura, concebidos como pequenas obras de arte. Em cada palco é representada uma peça diferente de Shakespeare: Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, A Tempestade e Sonho de uma Noite de Verão.

Micro-Shakespeare oferece ao público um prazer sensorial: colocar-se na pele de um ator e manipulador de objetos, perceber o que se pode sentir neste papel. Cada um ocupa o seu lugar num destes pequenos teatros, seja como intérprete ou como espetador. Neste caso, é o espetador quem faz o espetáculo! Um espetáculo do público para o público! 

 

Instruções de funcionamento:
Em cada teatro em miniatura, o espetador recebe instruções através de auscultadores, “interpreta” e transforma-se num verdadeiro manipulador de objetos... mas não sabe que história está a contar ou o que faz. Do outro lado, outro espetador vê o espetáculo, escuta e observa a história ganhar forma através do movimento dado pelo “ator” aos objetos.

 

Shakespeare como nunca viu antes... com humor, amor, intriga, morte, vingança, pipocas, o público transformado em ator e muitas ovações!

 

Micro-Shakespeare foi uma encomenda do Royal National Theatre em Londres, Festival Watch this Space, inspirado na produção Capses da companhia Laitrum. Toti Toronell (Laitrum Teatre, Cia. Toti Toronell) criou a dramaturgia e Quim Domene (La Fàbrica del Riu) concebeu os desenhos e a cenografia.

 

BIO

Laitrum Teatre foi criada em 2006 por Toti Toronell, como uma ferramenta de pesquisa no campo da criação cénica. Em cada uma das suas produções tenta criar encenações invulgares ou inovadoras para cativar as emoções e sensações do público. Laitrum trabalha as diferentes sensibilidades com objetivos comuns, trabalhar e investigar novas formas de experienciar as artes performativas.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Ideia original: Laitrum Teatre, Angus Mackechnie Encenação: Toti Toronell Vozes: Toti Toronell, Caspar Atores: Jordi Borrás, Toti Toronell, Joan Bramon ou Berta Pipó Cenografia: Quim Domene (La Fàbrica del Riu), Toti Toronell Seleção musical: Albert Dondarza Produção executiva: Laitrum Teatre Coprodução: Royal National Theatre of London Apoios: Generalitat de Catalunya (Institut Catalá de les Empreses Culturals) Com a colaboração de: Temporada Alta, El Canal (Centre d’Arts Escèniques Salt / Girona)

x