VOLTAR

Workshop de Isabel Barros

POESIA DA PRECISÃO

Oficina de Marionetas e Formas Animadas

Coordenação: ISABEL BARROS - Teatro de Marionetas do Porto (Portugal)

 

CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA

15 de maio das 14h às 16h (sáb)

 

Entrada Livre Duração: 2h | Data limite de inscrição: 14 de maio de 2021

Destinatários: +16 - Dirigido a todos os interessados com experiência nas artes performativas, estudantes e 

professores de todas as áreas

N.º de participantes: 12 | Inscrições através do Centro Cultural da Malapostaccmalaposta@gmail.com

Oficina de experimentação, inteiramente prática, com base na linguagem e processos criativos do Teatro de Marionetas do Porto.

O cruzamento e ligação entre a dança, teatro e o teatro com marionetas e objetos. 

O corpo/objeto, fundamentos da animação/manipulação com vista ao diálogo teatral.
A marioneta, ator mudo, privada de movimento autónomo e sua composição, conjunto de materiais vivos (marionetista) e materiais inanimados. Corpo fragmento, que se propõe “representar” uma realidade momentânea, uma espécie de tela através da qual se formam novas imagens, síntese de corpos, dialética entre vivo e inanimado.
Relação do objeto com o ator; o centro motor do corpo em direção a outras partes do corpo; impulso, a distanciação, a ocupação e relação com o espaço, são alguns dos pontos que vão ser propostos num trabalho entre técnica e improvisação.

-Os participantes devem trazer roupa confortável.

 

BIO

Isabel Barros, ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho como coreógrafa, intérprete, programadora e formadora. Nasceu no Porto e é membro da direção do balleteatro do qual foi fundadora. É diretora artística do Teatro de Marionetas do Porto desde 2010 e do Museu das Marionetas do Porto, inaugurado em 2013. Tem um vasto percurso de criação artística, no qual se destaca o cruzamento de linguagens, nomeadamente dança, teatro e marionetas. Desde cedo se interessou por criar momentos de programação ligados à dança, ao teatro e à performance, privilegiando formatos transversais e alternativos e dedicando momentos para criadores emergentes. Após a sua formação inicial em dança clássica com Ruth Howner realizou diversos cursos em dança contemporânea e composição em Paris, onde residiu e estudou. Participou em diversos seminários dirigidos por Gisèle Barret e Pierre Voltz no Institut d'Etudes Théâtrales - Paris III. Em 1996, Berlim, fez um estágio com Susanne Linke onde desenvolveu trabalho na área da performance a solo. Estudou teatro e conclui a licenciatura do Curso Superior de Teatro na Escola Superior Artística do Porto. Para além da apresentação regular dos seus trabalhos, foi colaboradora regular das Marionetas do Porto, desde 1994, ao nível de cocriação, do movimento e coreografia de diversos espetáculos da companhia. Recebeu o prémio Almada (1999) atribuído ao balleteatro, como distinção do trabalho realizado ao nível da programação. Em 2018 recebeu a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro.