PRÓXIMA ANTERIOR

Ariel Doron (Israel-Alemanha)

BLANCHE NEIGE & BOXED - NOITE DE PEQUENAS FORMAS

 

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Mário Viegas

19 e 20 de maio às 19h30 (sex, sáb)

Estreia Nacional

Especial Abertura FIMFA Lx23

 

 COMPRAR BILHETES     Bilhetes: 6€ a 12€ (com descontos) O bilhete é válido para os dois espetáculos.

Abrangido pelo Passe Cultura - disponível apenas na bilheteira do Teatro  +info

Técnica: Teatro de objetos IdiomaBlanche Neige - Francês, com legendagem em Português // Boxed - sem palavras 

Público-alvo: +8 (A classificar pela CCE) Duração: 20 min. + 25 min (45 min. aprox.) 

 

Dois espetáculos singulares de pequenas formas numa noite - Boxed é apresentado em conjunto com Blanche Neige.

 

 

 BOXED - Ariel Doron

 

O que é isso? Sou Eu? Será um Tu? Isto é Real? Ou apenas uma Piada? É altura de abrirmos a Caixa!
Fecha-a, por favor. Estou assustado.

 

O novo e há muito esperado espetáculo a solo do reputado marionetista Ariel Doron, Boxed, dá mais um passo no minimalismo, e cria uma história surpreendente, apenas com uma caixa de sapatos.

 

Boxed joga habilmente com uma questão fundamental no teatro de marionetas: quem é que realmente comanda? A marioneta ou o manipulador? Ariel Doron criou um espetáculo emocionante cheio de momentos bizarros gore e de humor, sobre um homem solitário que tenta conectar-se consigo próprio e com o mundo.

 

“Mas que história! Sem nenhuma palavra, é um teatro de gestos, apenas visual (...). Por detrás de uma quantidade extraordinária de loucura, o espetáculo é construído com muito cuidado (...). Uma proposta muito bela, inesperada e até refrescante. Em resumo: um espetáculo a descobrir!”
-Marthieu Dochtermann, Toute la Culture

 

“Grande especialista do teatro de objetos (...). Divertido e com humor, num registo quase ingénuo e francamente clownesco, o dispositivo revela-se logo perturbador. A marioneta, como sabemos, pode virar-se contra o seu manipulador. Ariel Doron revisita o género ‘possessão’, com um humor arrasador e gore, rico em minimalismo, com uma inventividade hilariante. Rigorosamente delirante.”
-Marie Baudet, La Libre

 

BIO

Ariel Doron é marionetista, encenador e performer. No seu trabalho artístico usa pouco ou nenhum texto e muito humor, abordando recorrentemente temas sociais e políticos difíceis.
Cada projeto é criado com a esperança de expandir e questionar os meios utilizados, quer seja com marionetas ou não, e com o desejo de inspirar o público a sentir, a pensar e a reagir. Os seus espetáculos a solo, como BoxedPlastic Heroes e Pinhas foram apresentados em festivais e teatros em mais de 30 países em todo o mundo. 
Ariel vive atualmente na Alemanha e tem colaborado ou encenado espetáculos para diversas instituições, como o Schauburg Theater München, Theater Junge Generation Dresden, Maxim Gorki Theater Berlin, The Elbphilharmonie ou a Ópera de Hamburgo, entre outros. Ariel é também professor e já foi convidado a dar formações em diversas instituições, como Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, UQAM Université de Québec Montréal, Central School of Speech & Drama, Londres, entre outras.
Ariel também trabalha com marionetas para cinema ou televisão (é o Elmo, na versão israelita da Rua Sésamo).
Estudou teatro de marionetas na School of Visual Theatre de Jerusalém e cinema na Universidade de Telavive, para além de ter participado em diversos workshops no Institut International de la Marionnette de Charleville-Mézières, em França.
No FIMFA Lx18 pudemos ver a sua criatividade no espetáculo Plastic Heroes e dirigiu um workshop online do Projeto Funicular durante o FIMFA Lx21.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Criação e interpretação: Ariel Doron Dramaturgia: Tobias Tönjes Consultores artísticos: Shahar Marom, Florian Feisel, Roni Nelken Mosenson Olhar exterior e aconselhamento: Clara Pallau Herrero, Aurélie Strohmaier, Sanni Lotzch, Mai Aylon, Sharon Gabay, Joachim Fleischer, Jan Jedenak, Frederike Miller, Sarah Chaudon, Gerda Knoche, Gildas Coustier, Marius Moses, Ari Teperberg, Inbal Yomtovian, Charlotte Wilde, Michael Vogel, Laila Betterman, Christiane Guhr, Nane Rotfuchs, Sabine Köhler, Heiki Ikkola Fotografias: André Wirsig, Aurélie Storhmaier Coprodução: Erlangen Figurentheater Festival, Hanut 31 Theatre Gallery, Tel Aviv, FITZ! Figurentheater Zentrum, Stuttgart Técnica: Teatro de objetos Idioma: Sem palavras Duração: Aprox. 25 min.

www.arieldoron.com

x