Cie Jamais 203 (França)
LE CINÉROTIC
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Bernardo Sassetti
19 e 20 de maio das 17h às 20h (sex, sáb)
21 de maio das 14h30 às 17h (dom)
Especial Abertura FIMFA Lx23
⇨ ENTRADA LIVRE SUJEITA À LOTAÇÃO DA SALA Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir das 15h. Domingo a partir das 14h.
Técnica: Imagens, mecânica, objetos Idioma: Francês, inglês, italiano (o idioma não é problema) Público-alvo: +16 (A classificar pela CCE)
Duração: 4 min. por sessão - sessões contínuas
Cinema erótico em bicicleta e humor mecânico... Oh là là, “Le Cinérotic” está de volta ao FIMFA!
Ação, risos e sensualidade! A Cie Jamais 203 proporciona uma viagem sensual com Le Cinérotic, à semelhança das antigas atrações de feira dos pioneiros do cinema. Uma invenção composta por três cabinas de projeção individuais para espectadores amantes de... bicicletas! O cineasta Roger Toulemonde, depois de ter visto À Bout de Souffle e se ter identificado com Godard, Belmondo, Tati, Hitchcock e James Bond, convida a todos no FIMFA para um novo género cinematográfico: o cinema erótico em bicicleta.
Prazer, suspiros e gargalhadas são garantidas nesta invenção digna de um grande prémio no concurso Lépine. Para chegar ao sétimo céu, cada espectador só tem de sentar-se, colocar a sua cabeça debaixo de uma das saias de Yvonne, a mulher de Roger, e começar a pedalar para descobrir os filmes deliciosamente vintage selecionados por Roger Toulemonde e a sua equipa. Os pedais permitem abrir e fechar as cortinas e operar uma bobine de filmes Super 8 que vos fará corar... Tentados?
Um divertimento picante e muito pedalado que fez a sua estreia nacional no FIMFA Lx9 e que regressa a pedido de muitos espectadores. A não perder!
BIO
Talvez já tenham ouvido falar do cineasta amador Roger Toulemonde? Já em 1959, ele projetava pequenos filmes em 8mm da sua coleção Les Vacances de Mr et Mme Toulemonde no seu célebre Peugeot 203, convertido num pequeno cinema para 3 espectadores. Em 1966, criou Les Studios Roger a partir de um velho carrossel, para fazer a sua futura longa-metragem Jamais 2 sans 3! na qual interpretou o agente secreto 00203!
No ano de 1969 cria Le Cinérotic, juntamente com os seus fiéis cúmplices Brian (um verdadeiro músico inglês de Inglaterra que conheceu nas férias em Broadstairs) e "o tipo Jean" (o seu projecionista-técnico-artesão-padeiro-pasteleiro de profissão, mas sobretudo presidente do Caméra-Club de Connerré).
A companhia Jamais 203 desenvolve diversos projetos artísticos, entre teatro, artes de rua e cinema no Théâtre Epidaure, em Bouloire no departamento de Sarthe. Fundada em 1997, o seu trabalho favorece a proximidade, o convívio e o intercâmbio com o público. Imagens, teatro, objetos e música estão no centro das suas criações. Já apresentou os seus espetáculos por toda a França e na Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Hungria, Canadá, Bélgica, Holanda, Luxemburgo.
Desde 2004, a companhia coordena o Centre de Ressources Jeune Public Sarthe. Em 2009 assumiu a direção artística do Teatro Epidaure em Bouloire. Em 2014, a associação ACTES confiou-lhe a coordenação artística do seu projeto e dirige ainda o projeto PÉCANS, que reúne escolas, artistas e estruturas culturais da região Nord Sarthe em torno de três pilares: encontros com as obras e os artistas, transmissão de conhecimentos e prática artística.
FICHA ARTÍSTICA
Ideia original, encenação, cenografia, intérprete: Didier Grignon, aka “Roger” Conceção das máquinas, iconografia, intérprete, técnico: Eric Heilmann, aka “Gars Jean” Montagem de filmes, criações sonoras, intérprete: Paul Peterson, aka “Brian” Difusão: Simon Dutay Conselheiros técnicos: Silvain Ohl, Christophe Mineau (construções) Jean-Marc Delannoy (eletrónica), Jean-Luc Pennetier, Olivier Achez (mecânica), Pascal Wyrobnik (costura de cortinas), Circuit-Court (filmes) Coprodução: Cie Jamais 2 sans 3 e Super 8 & Cie Residências artísticas: Vélo Théâtre, Cie Ilotopie, Cie Les Têtes d’Atmosphères Apoios: Festival Les Cinglés du Cinéma, Le Carroi - Festival de la Rue Les Affranchis, Cinéma Utopia, Ciné-Passion, FOL 24, CRAC La Fabrique, Cacophonie, Ministère de la Culture - D.M.D.T.S