Teatro de Ferro (Portugal)
ARQUIVO ZOMBIE - O ARQUIVO MORTO DO TEATRO DE FERRO
MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA
26 de maio às 10h30 e 15h (sex) - Escolas
27 e 28 de maio às 11h30 e 16h (sáb, dom) - Público em geral
⇨ ENTRADA LIVRE SUJEITA À LOTAÇÃO DO ESPAÇO
Faça a sua marcação: geral@mnteatroedanca.dgpc.pt
Técnica: Performance-instalação Idioma: Português Público-alvo: +12 Duração: 50 min. Lotação limitada
Nesta instalação-performance, o Teatro de Ferro propõe-se a reanimar objetos de espetáculos mais antigos e que o perseguem há alguns anos.
Estas criaturas, máquinas de cena, esculturas cinéticas e outras coisas difíceis de catalogar são reinventadas, produzindo sentidos e significados novos que ainda estão por descobrir - sobretudo no convívio entre si. Ao mesmo tempo, também regressam à vida para nos ajudar a refletir sobre um percurso, uma forma de fazer, uma identidade forte que se tem vindo a transformar ao longo de duas décadas.
O público é convidado a conhecer estes objetos através de uma visita guiada, que inclui pequenas performances e notas breves, informações e curiosidades sobre as obras.
BIO
O Teatro de Ferro surgiu em 1999 com direção artística de Carla Veloso e Igor Gandra. A escolha deste nome, Teatro de Ferro, pressupõe uma noção de matéria primordial, resistente e, ao mesmo tempo, mutável: este processo de transformação continua a inspirar o grupo. O trabalho da companhia tem sido desenvolvido no campo do teatro de e com marionetas e objetos. É um projeto que assenta numa lógica de investigação em que a marioneta tem assumido um valor matricial, nas suas hibridações possíveis, tentadas e tentadoras. As relações, do corpo-intérprete com o objeto manipulado e a implicação de cada espectador na construção desta relação, são linhas de reflexão transversais à prática artística do TdF. O Teatro de Ferro tem sido apoiado, desde 2003, pelo Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes. Igor Gandra é diretor artístico de Festival Internacional de Marionetas do Porto, desde 2009.
FICHA ARTÍSTICA
Direção artística: Igor Gandra, Carla Veloso Realização plástica: Eduardo Mendes, Hernâni Miranda Texto (excerto): Regina Guimarães Interpretação: Carla Veloso, Catarina Chora, Eduardo Mendes, Igor Gandra, Mariana Lamego Vídeo: Carlota Gandra Desenho de luz: Teatro de Ferro, Mariana Figueroa Sonoplastia: Teatro de Ferro Fotografias: Susana Neves Design gráfico: Gráficos do Futuro Oficina de construção: Carla Veloso, Catarina Lopes, Eduardo Mendes, Guilherme Vieira, Hernâni Miranda, Igor Gandra, Lara Oliveira, Mário Gandra, Matilde Rovisco Produção: Carla Veloso, Catarina Lopes Agradecimentos: Maria dos Prazeres Rovisco Parceria: Festival Internacional de Marionetas do Porto Coprodução: Programa Cultura em Expansão da Câmara Municipal do Porto Estrutura financiada por: República Portuguesa - Ministério da Cultura | Direção-Geral das Artes