CINEMA
A Dupla Vida de Véronique & Os Marretas
O FIMFA LX22 NA CINEMATECA PORTUGUESA
A DUPLA VIDA DE VÉRONIQUE de Krzystof Kieslowski
16 de maio às 19h30 (seg) CINEMATECA PORTUGUESA - MUSEU DO CINEMA - Sala Luís de Pina
Com: Irène Jacob, Wladyslaw Kowalski, Guillaume de Tonquedec, Halina Gryglaszewska, Aleksander Bardini, Kalina Jedrusik Marionetista: Bruce Schwartz
Público-alvo: +12 / França, Polónia, Noruega, 1991, 98 min. / Legendado eletronicamente em português
A Dupla Vida de Véronique (La Double Vie de Véronique) foi o filme que, depois da revelação de Décalogo (Dekalog), mais fez pelo reconhecimento de Kieslowski a nível internacional. Como o título indica, está construído sob o signo do duplo: duas heroínas, duas nacionalidades, dois modos de vida. Duas jovens, uma polaca e outra francesa, nascidas no mesmo dia, são como que a “projeção” uma da outra, e o trágico destino de uma irá refletir-se na sua dupla. O marionetista e escultor Bruce Schwartz foi o responsável pela construção e manipulação das marionetas.
OS MARRETAS de James Bobin
28 de maio às 15H (sáb) CINEMATECA JÚNIOR - SALÃO FOZ
Com: Amy Adams, Jason Segel, Chris Cooper Criador das personagens originais: Jim Henson Público-alvo: +6
Estados Unidos da América, 2011, 103 min. / Dobrado em português
Walter é o maior fã do espetáculo dos Marretas. Numa viagem a Los Angeles com o irmão Gary e Mary, a namorada de Gary, descobre que Tex Richman planeia demolir o Teatro dos Marretas para explorar o petróleo descoberto no local. Com esta ameaça no ar, não há tempo a perder para reunir toda a trupe, começando pelo Cocas, o célebre mestre de cerimónias. Uma sessão que revisita o universo de comédia das famosas personagens criadas por Jim Henson.