VOLTAR PRÓXIMA

Prémio Henrique Delgado

21 de março às 18h30 (quinta)

São Luiz Teatro Municipal

Prémio Henrique Delgado

 

O Prémio de Mérito Cultural Henrique Delgado tem um caráter bianual e pretende prestar reconhecimento a personalidades, estruturas ou instituições, que tenham desenvolvido um trabalho determinante para o reconhecimento das artes da marioneta, contribuindo para o seu conhecimento, aperfeiçoamento e visibilidade, incluindo-se o seu caráter mais abrangente, na sua relação interdisciplinar com outros universos da criação artística, como o cinema, as artes plásticas, a dança, a arte numérica ou o teatro.

 

No panorama da história do teatro de marionetas em Portugal, o investigador Henrique Delgado (1938-1971) é uma figura incontornável. Os seus artigos foram extremamente importantes e constituem uma verdadeira referência, uma vez que, sem o seu incansável e minucioso trabalho, ter-se-ia perdido para sempre um conjunto de informações fundamentais para a análise do teatro de marionetas português. O seu trabalho foi publicado em diversas revistas e jornais nacionais e estrangeiros, o que também permitiu a divulgação internacional do teatro de marionetas português, à época muito pouco conhecido. Infelizmente, a sua morte prematura impediu a continuação deste trabalho. 

 

Esta iniciativa permite promover e encorajar a investigação e divulgação das artes da marioneta, possibilitando aos laureados a edição de uma publicação bilingue (português-inglês) ou o apoio a um projeto de investigação.

 

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Bernardo Sassetti
21 de março (quinta) 18h30 - Entrada Livre (sujeita à lotação da sala)