VOLTAR

Workshop Force & Pressure

WORKSHOP "FORCE & PRESSURE"

 

Coordenação: ALI MOINI (Irão)

 

FORUM DANÇA

Estúdio 5, Espaço da Penha

8 a 12 de Maio das 14h às 18h (ter a sáb)

 

Durante o seu percurso artístico, Ali Moini reuniu uma grande quantidade de experiências plásticas e técnicas vindas do seu caminho na música, teatro e dança. Ali conseguiu transformar o que apreendeu em gestos artísticos, através de performances, composições musicais e teatro.
Aqui, o material humano é a base para qualquer ação.
Desde há alguns anos que Ali Moini partilha esta pesquisa com uma grande variedade de público nos seus workshops. Estes momentos de exploração e exercício são tempos intensos para se alcançar práticas artísticas através de introspeções. Este workshop lida especificamente com as principais questões levantadas pela sua próxima criação, Gaugemancy.


A FORÇA E A SUA DIREÇÃO, PRESSÃO E EFICIÊNCIA

Criar um sistema, universo ou organismo com/em que o corpo funcione e ganhe características diferentes, parece ser essencial ou o foco da sua atenção desde há alguns anos.
Recentemente, está a trabalhar na centralização da força e pressão que o corpo cria/gera em si mesmo e no espaço, a fim de estudar e procurar formas diferentes de o amplificar ou canalizar para criar uma plataforma de composição.

A força, quando aplicada, contém uma direção e a sua direção pode ser alterada se outro recipiente da força cruzar o seu caminho.
A pressão que a força faz sobre um obstáculo que existe no seu caminho não segue a direção da força, porque a pressão não tem direção!
A força continua a exercer pressão sobre o obstáculo, a não ser que a sua energia termine ou que o obstáculo não atinja a pressão.

"Vamos trabalhar sobre estes temas e outros, para aplicar em partes do corpo e em áreas circundantes, com o fim de examinar a qualidade do movimento que daqui advém, e o potencial que contém para compor corporalmente.
Sem ficção e sem representação, vamos experimentar criar diferentes forças e obstáculos para compor um sistema que contém os nossos corpos e que funciona enquanto o suportamos.
Como toleramos e multiplicamos as forças e os pontos de pressão dentro do sistema, e como as nossas escolhas criam uma plataforma na qual podemos viver e compor. Vamos lidar com números de pontos de pressão e a sua intensidade, no tempo e com o espaço predefinido.”
- Ali Moini

 

Para saber mais sobre Ali Moini e o seu espetáculo no FIMFA Lx18

 

Custo: 80 euros (desconto de 20% para ex-alunos do Forum Dança)

 

Inscrição
forumdanca@forumdanca.pt até dia 4 de Maio

 

Organização: FORUM DANÇA
Uma parceria com
FIMFA Lx18 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
A Tarumba-Teatro de Marionetas

 

Foto: © Florian Schmitt