Workshop Teatro de Objetos
WORKSHOP DE TEATRO DE OBJETOS
Coordenação: AGNÈS LIMBOS - Cie Gare Centrale (Bélgica)
São Luiz Teatro Municipal - Sala de Ensaios
11, 12 e 13 de Maio das 10h às 13 e das 14h às 19h (sex, sáb e dom)
Agnès Limbos, referência incontornável do teatro de objetos, dirige este workshop durante o FIMFA, com o objetivo de desenvolver os universos singulares que podem nascer do encontro entre atores e objetos que fazem ou já fizeram parte da nossa vida diária.
“Através da vossa imaginação, curiosidade, conhecimentos... de exercícios, improvisações individuais ou coletivas, vamos explorar esta forma especial e particular de teatro, onde o objeto é manipulado à vista, com o ator no centro do espaço.”
- Agnès Limbos
BIO Agnès Limbos
Agnès Limbos é considerada “a papisa do teatro de objetos” nasceu em Huy, na Bélgica, em 1952, e passou parte da sua infância em África. Estudou Ciências Políticas e Filosofia. Após um percurso autodidata, que incluiu o trabalho como marionetista no Thèâtre Toone em Bruxelas, e atriz no Théâtre des Jeunes de la Ville de Bruxelles, ingressou na escola de Jacques Lecoq. Depois de várias colaborações com muitas companhias e criadores fundou a Cie Gare Centrale em 1984, tendo-se especializado numa forma teatral particular: o teatro de objetos. A companhia, para além da criação de espetáculos, organiza formações, ateliês sobre teatro de objetos, participa em laboratórios internacionais e em residências de investigação com outros artistas deste tipo de linguagem teatral. Entre 2002 e 2008 produziu um festival bianual em torno do teatro de objetos em Bruxelas. Em mais de trinta anos a companhia criou um importante repertório, apresentado em todo o mundo. Desde a sua criação, os espetáculos têm sido distinguidos em numerosos festivais internacionais, e já foram apresentados em mais de vinte e cinco países. Agnès trabalha como autora, encenadora e professora, acompanhando jovens criadores no seu percurso artístico.
Os seus espetáculos já foram por diversas vezes apresentados no FIMFA e dirigiu também dois workshops no âmbito do Projeto Funicular, programa de formação internacional desenvolvido pela Tarumba.
Através de uma linguagem visual em constante evolução, diverte-se a reunir, no universo por ela inventado, fantasia e realidade, tragédia e humor.
Destinatários:
Marionetistas, atores, bailarinos, encenadores, cenógrafos, músicos, artistas plásticos e estudantes de artes performativas.
Nº de participantes: 10
Horário: sexta a domingo das 10h às 13 e das 14h às 19h
Idioma: Inglês
Custo: 50 euros
Data limite de inscrição: 8 de maio de 2018 (ter)
Confirmação de inscrição: 9 de maio de 2018 (qua)
Info e inscrições:
A inscrição no workshop (sujeita a seleção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, à qual deverá ser anexado um breve currículo, acompanhado de carta de motivação. Pode enviar a documentação necessária via e-mail para: info@tarumba.org ou atarumba@gmail.com
DESCARREGUE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO
Material que os participantes devem trazer
Para exercícios de aquecimento e manipulação:
-roupa confortável, escura e neutra
Para improvisações:
-Participantes masculinos: fato preto e sapatos pretos
-Participantes femininos: vestido ou fato preto e sapatos pretos
Para o “armazém de objetos”, que será partilhado e usado por todos, em exercícios e trabalho individual ou coletivo, devem trazer um conjunto de objetos ou materiais aos quais estão ligados sentimentalmente, ou com os quais gostariam de trabalhar:
-objetos do dia a dia, antigos ou modernos
-brinquedos: peluches, bonecas, camiões, etc.
-objetos de decoração, adereços
-materiais naturais: cascas de árvores, areia, pedras, terra, galhos, etc.
-música
-objetos sonoros
-revistas, postais, fotografias
-textos, jornais
-Não trazer: marionetas, objetos ou partes de um espetáculo em criação ou terminado
Trazer caderno de notas e caneta