PRÓXIMA ANTERIOR

Thalias Kompagnons (Alemanha)

NASCE DO BARRO

Aus dem Lehm gegriffen

 

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Bernardo Sassetti

12 de Maio às 11h (sáb)
13 de Maio às 11h e 16h (dom)
14 a 18 de Maio às 10h30 e 14h30 (seg a sex) Sessões para Escolas
SÃO LUIZ MAIS NOVOS

 

Estreia Nacional

BILHETEIRA ONLINE

Técnica: Marionetas de barro Idioma: Inglês, com tradução simultânea em Português de Madalena Marques Público-alvo: +4 Duração: 35 min. 

 

O escultor está sentado na sua pequena mesa de trabalho e brinca com o barro.
O que se está a moldar?
O escultor continua a sua obra: corta, amassa, escava, acaricia o barro, dá-lhe formas, camadas, faz riscos, curvas, adiciona água...
Que vida pode ter um pedaço de barro? Perante os nossos olhos nascem paisagens de sonho, plantas exóticas, criaturas misteriosas, monstros, fadas e deuses antigos!
E o barro deixa-o fazer isto? E, se de repente, tudo caísse, seria o fim do mundo? Nem pensar nisso!
No seu novo espetáculo, Joachim Torbahn volta às origens do mundo, manipulando um dos materiais mais antigos da humanidade: o barro. 
Um prazer autêntico que permite a um criador de génio todo o tipo de improvisações e metamorfoses.

 

BIO

Thalias Kompagnons foi fundada em 1990 por Tristan Vogt e Joachim Torbahn. Em 1997 a companhia (em parceria com Theater Salz & Pfeffer) abriu o seu próprio teatro em Nuremberga.
Thalias Kompagnons faz diversas tournées e atua frequentemente em festivais internacionais por todo o mundo.
Joachim Torbahn estudou Arte em Viena e trabalhou como cenógrafo para diversos teatros e óperas. Constrói a cenografia e as marionetas para os Thalias Kompagnons desde a sua criação e, desde 1998, participa nos espetáculos também como marionetista. Tristan Vogt estudou Literatura Alemã e Sociologia e é, desde 1990, marionetista profissional, autor e encenador. Ambos os membros são professores convidados da Ernst Busch School for Performing Arts (no departamento de Teatro de Marionetas) em Berlim.
No FIMFA já tivemos várias oportunidades de ver as suas criações, como por exemplo a ópera A Flauta Mágica, em 2011. Os seus espetáculos misturam frequentemente marionetas, pintura, máscaras, objetos e projeções de vídeo. Com as suas produções de teatro/pintura - pintura ao vivo/música, criaram uma síntese especial de arte e teatro.

 

FICHA ARTÍSTICA

Ideia e interpretação: Joachim Torbahn Encenação: Tristan Vogt Fotografias: Bruno Weiß

x