PRÓXIMA ANTERIOR

Manual Cinema (Estados Unidos da América)

Ada/Ava

 

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Luis Miguel Cintra

18 e 19 de Maio às 21h (sex, sáb)

20 de Maio às 17h30 (dom)

 

Estreia Nacional

BILHETEIRA ONLINE

Técnica: Teatro de sombras e animação em direto Idioma: Sem palavras Público-alvo: +8 Duração: 60 min.

 

“Manual Cinema mistura Shakespeare com Hitchcock e usa mais de 400 marionetas para criar um espetáculo gótico (...). Uma peça precisa e excelente de narrativa visual."
-Lyn Gardner, The Guardian

 

Retroprojetores vintage, múltiplos ecrãs, marionetas de sombras, atores, câmeras, música ao vivo, técnicas cinematográficas e de som inovadoras são as ferramentas criativas da reputada e premiada companhia americana Manual Cinema.


No palco é criada ao vivo, sob o olhar do público, uma experiência cinematográfica única, cheia de virtuosismo e teatralidade.
Ada e Ava são duas irmãs gémeas inseparáveis que vivem num farol na Nova Inglaterra. Um dia, Ava morre. Ada, desconsolada, recorda os melhores momentos da sua vida partilhados com a sua dupla e recorre a padrões de tempo criados para duas pessoas. No entanto, uma feira itinerante e uma visita a um salão de espelhos levam-na aos limites, entre a vida e a morte...

 

A companhia apresenta-se pela primeira vez em Portugal com Ada/Ava, uma história onírica, fantástica e emocionante de duas irmãs gémeas, que construíram tudo juntas e que a vida separa... 


Um espetáculo para descobrir em família, que mistura teatro e cinema, com um universo especial que nos lembra Hitchcock e Tim Burton. A não perder!

 

“Uma experiência teatral única e magnífica, que é um encanto!
Esta companhia de Chicago conjura fantasmas fantásticos numa história inclassificável de beleza espectral (...). O 'filme' evoca o vocabulário dos filmes mudos, como os de Fritz Lang, F.W. Murnau e D.W. Griffith, entre outros, mas também trabalhos de animação alegremente assustadores de Tim Burton, como The Corpse Bride. O uso de grandes planos à maneira de Hitchcock é também eficiente, e uma outra inspiração (...)."
-Ben Brantley, New York Times Critics 'Pick

 

"Descrever o trabalho dos Manual Cinema apenas como um espetáculo de marionetas de sombras, é como dizer que a Pixar só faz desenhos animados.”
-Chicago Tribune

 

"Sinto que não estou a fazer justiça ao explicar o quão mágico era tudo... e incrivelmente complexo."
-
Loren Novek, NY Theatre.com

 

"Sofisticação técnica extraordinária - um ambiente sonoro quadrifónico rico, transições cinematográficas (...). O efeito geral é delicado, encantador e fascinante.”
-Tony Adler, Chicago Reader

 

“Encontrámos os filhos do Tim Burton! Sim, sim! (...) É difícil não pensar no cineasta americano ao descobrir o universo fantasmagórico desta companhia que não hesita em voltar aos princípios da imagem animada, utilizando um dispositivo quase artesanal, no momento do 2.0 e dos efeitos especiais em 3D (...). Infantil e leve, sonhador, por vezes dramático ou mesmo sombrio... Este é o mundo de Ada/Ava, que é um verdadeiro sucesso, visualmente e emocionalmente (...). Como foram prova, os grandes aplausos e bravos!"
- Chrystel Chabert, Culturebox *****

BIO

Manual Cinema é uma companhia sediada em Chicago, criada em 2010, por Drew Dir, Sarah Fornace, Ben Kauffman, Julia Miller e Kyle Vegter, composta por marionetistas de sombras, atores de teatro físico e músicos. O grupo combina marionetas de sombras, técnicas cinematográficas e um ambiente sonoro e musical inovador, para criar histórias visuais imersivas para o palco e ecrã. Através da utilização de retroprojetores vintage, ecrãs múltiplos, marionetas, actores, filmagens ao vivo e música ao vivo, Manual Cinema transforma a experiência de estarmos no cinema com imaginação, inteligência e teatralidade.
Os Manual Cinema já criaram cinco espetáculos com a sua técnica que mistura marionetas de sombras e animação em direto (Lula Del Ray, Ada/Ava, Mementos Mori, My Soul’s Shadow, The Magic City); um espetáculo de dança contemporânea para audiências familiares em colaboração com a Hubbard Street Dance e o coreógrafo Robyn Mineko Williams (Mariko’s Magical Mix); instalações site-especific (La Celestina); uma adaptação original de Hansel & Gretel para a Ópera Nacional da Bélgica; vídeos de música para a Sony Masterworks, Gabriel Kahane e para o autor Reif Larson; Pop-Up Magazine; uma curta-metragem (Chicagoland); The Secret Lives of Objects, uma exposição criada em colaboração com o Chicago History Museum, curtas cinematográficas em colaboração com o poeta Zachary Schomburg e o quarteto de cordas Chicago Q Ensemble (Fjords); para além de adaptações com StoryCorps stories (Show & Tell).
A companhia tem atuado por todo o mundo e já se apresentou ou trabalhou em colaboração com o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, no Festival Internacional de marionetas de Teerão, no Museum of Contemporary Art de Chicago, no Festival de Noorderzon, na Holanda, The O, Miami Poetry Festival, Handmade Worlds Puppet Festival, em Minneapolis, The Screenwriters 'Colony, em Nantucket, The Detroit Institute of Art, The Future of Storytelling Conference, em Nova Iorque, no NYC Fringe Festival, The Poetry Foundation Chicago, Chicago International Music and Movies Festival, Puppeteers of America: Puppet Festival (R)evolution, entre muitos outros.
Em 2017, a companhia apresentou-se pela primeira vez na Austrália, Alemanha e França, no Festival de Avignon e voltou ao Festival Edinburgh Fringe com Lula del Ray, para além de outros países e festivais.
O espetáculo Ada/Ava foi nomeado em 2016 para um Drama Desk Award, na categoria Unique Theatrical Experience.

 

FICHA ARTÍSTICA

Encenação: Drew Dir Desenho de som e partitura original: Kyle Vegter, Ben Kauffman Conceção: Drew Dir, Sarah Fornace, Julia Miller Bateria, sintetizador e piano: Michael Hilger Perucas e figurinos: Mieka van der Ploeg Máscaras: Julia Miller Atores-manipuladores: Vanessa Valliere, Kara Davidson, Myra Su, Jeffrey Paschal, Sara Sawicki Voz, saxofone, efeitos sonoros: Izzy Olive Sintetizador, guitarra: Michael Hilger Violoncelo, teclado: Lia Kohl Engenheiro de som: Mike Usrey Direção de cena: Shelby Glasgow Fotografias: Drew Dir, Luis Andrade, Murdo MacLeod/Guardian, Yi Zhao

x