PRÓXIMA

Agrupación Señor Serrano (Espanha)

BIRDIE

 

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL
3, 4 e 5 de Maio às 21h30 (qui, sex, sáb)

 

Espetáculo de Abertura do FIMFA Lx18

Estreia Nacional

BILHETEIRA ONLINE

Técnica: Animação em direto e objetos Idioma: Inglês, com legendagem em português Público-alvo: +12 Duração: 60 min.

 

Masterclass com a companhia Agrupación Señor Serrano no dia 5 de Maio. Informações aqui

 

A 18.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas abre com Birdie, um espetáculo multimédia com vídeo em direto, objetos, uma nova abordagem ao filme "Os Pássaros" de Hitchcock, maquetes, 2000 animais em miniatura, guerras, traficantes de pessoas, uma migração massiva e três artistas que lidam com este mundo complexo e desalinhado, com humor, sentido crítico e em compromisso com o ser humano.
Melilla. Alguns homens jogam golfe e, por trás, estão dezenas de imigrantes que parecem os pássaros de Hitchcock, equilibrados precariamente no topo de uma cerca, que tentam trepar. Esta fotografia, tirada por José Palazón, serviu de inspiração para a criação de Birdie, e é analisada ao detalhe, juntamente com outros materiais visuais, transformando-se no ponto de partida e destino de um tratado visionário sobre a migração, entre os movimentos de galáxias, os fluxos de informação na internet, o golfe e a ameaça de bandos de pássaros. 
A companhia Señor Serrano, sempre cuidadosa com os perigos que uma imagem pode esconder, esboça o retrato de um presente dividido entre a circulação de mercadorias e a criação de novos muros.
As imagens criadas são, por sua vez, projetadas num ecrã, alteradas à mão, passadas em tempo real, juntamente com fragmentos do filme de Hitchcock, dados e informações encontrados na internet.
Birdie traça um paralelismo entre “Os Pássaros” de Hitchcock e o drama dos imigrantes. A denúncia, a poesia, a criatividade e a originalidade são as armas do coletivo Senõr Serrano, marionetistas da era digital, que manipulam em tempo real projeções de vídeo, maquetes, objetos e sons...

 

“A surpreendente companhia catalã é um desses fenómenos criativos que estão a mudar o rosto da cena teatral contemporânea. Com uma brilhante invenção, Birdie estabelece um paralelo entre um conhecido filme, Os Pássaros de Hitchcock e o disparo de um fotógrafo (...). Raramente - acreditem em mim - vi o tema da migração abordado de uma forma tão tocante.”
-Renato Palazzi,
Il sole 24 ore 

 

“Mestres na simulação da simulação, especialistas em artesanalizar a tecnologia de última geração, de recriar ao vivo, e em direto, o encanto de um filme de stop motion (...), de captar a predisposição do espetador para a magia e mergulhá-lo numa odisseia alucinogénica (...), ou convidá-lo diretamente a voar. (...) Uma história perfeita da humanidade nas três dimensões de uma miniatura.”
-Juan Carlos Olivares, El País

 

“A criatividade da Agrupación Señor Serrano recorda-nos a frequência com que vemos imagens, sem pararmos para as ver cuidadosamente, nem fazer o esforço de ler o que nos estão a contar. Fazem isto através de um espetáculo admirável (...). Capazes de provocar tempestades num copo de água e de construir paisagens visuais e humanas fascinantes, utilizando um mínimo de recursos com um máximo de talento, os elementos da Agrupación Señor Serrano voam muito alto na companhia deste Birdie, sem discursos retóricos e cheio de imaginação.”
-Ramon Oliver, Recomana.cat 

 

“Uma narrativa audiovisual que combina a manipulação de bonecos em maquetes, imagens pré-gravadas, alguns fragmentos do filme Os Pássaros de Alfred Hitchcock e, inclusive, um fragmento de uma entrevista com o famoso realizador. (...) Um relato que fascina graças à perfeita combinação de todos os elementos, o espírito poético e o preciosismo na execução. Ah, e com um final simples e fantástico, que permite aos espectadores sentir que podem voar (...). E isto tudo é um verdadeiro presente.”
-Santi Fondevila, Diari Ara

BIO

Agrupación Señor Serrano foi fundada por Àlex Serrano em Barcelona, em 2006. A companhia cria produções originais sobre temas fraturantes da experiência humana contemporânea, inspirando-se em histórias verdadeiras do nosso tempo. As suas produções misturam vídeo em direto, maquetes, texto, som e objetos, explorando a riqueza dos meios técnicos mais inovadores e tradicionais, para ampliar os limites do seu teatro.
O processo de criação é desenvolvido através de um modelo composto por três fases: desenvolvimento de conteúdos, conceção do dispositivo, processo de edição e ensaios. Os artistas envolvidos partilham as suas competências durante os processos de criação. Este intercâmbio fortalece cada membro do grupo e, como consequência, o projeto e a companhia.
Atualmente, o núcleo central de Señor Serrano é composto por Àlex Serrano (diretor artístico), Pau Palacios (conteúdos) e Barbara Bloin (produção).
A companhia tem recebido o apoio e o reconhecimento de diversas instituições, como o GREC Festival de Barcelona, Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música, Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, Consell Nacional de la Cultura i de les Arts, Departament de Cultura de la Generalitat, Centre d’Arts Escèniques de Terrassa, Ministère de la Culture et de la Communication ou Hexagone Scène Nationale Arts et Sciences – Meylan, entre muitas outras. Os seus processos criativos foram acolhidos por vários centros internacionais de residências, como La Chartreuse - Centre National des Écritures du Spectacle, La Fabrique de Théâtre ou Monty Kultuurfaktorij.
A Agrupación Señor Serrano foi galardoada com o Leão de Prata da Bienal de Veneza 2015, pela inovação teatral, Premi Ciutat de Barcelona de Teatre 2017, Premi FAD Sebastià Gasch d'Arts Parateatrals 2015 e, da Crítica de Barcelona, o Premio a Mejor Espectáculo de Nuevas Tendencias 2014 e 2016 (Birdie), para além de outros prémios.

 

FICHA ARTÍSTICA

Criação: Àlex Serrano, Pau Palacios, Ferran Dordal Performers: Àlex Serrano, Pau Palacios, David Muñiz Atriz convidada: Leonor Hipólito Voz: Simone Milsdochter Gestão de projeto: Barbara Bloin Desenho de luz e vídeo: Alberto Barberá Desenho de som e banda sonora: Roger Costa Vendrell Criação de vídeos: Vicenç Viaplana Maquetes: Saray Ledesma, Nuria Manzano Figurinos: Nuria Manzano Assistente de produção: Marta Baran Consultor científico: Irene Lapuente - La Mandarina de Newton Consultor de projeto: Víctor Molina Assessoria legal: Cristina Soler Fotografias: Ariane Cuminale, Pasqual Gorriz, Roger Costa Vendrell Produção: Art Republic Uma produção de: Festival Grec 2016 de Barcelona, Agrupación Señor Serrano, Fabrique de Théâtre - Service des Arts de la Scène de la Province de Hainaut, Festival TNT – Terrassa Noves Tendències, Monty Kultuurfaktorij, Festival Konfrontacje Teatralne Apoios: Oficina de Cultura de la Embajada de España em Bruxelas, Departament de Cultura de la Generalitat de Catalunya, Centre International de Formation en Arts du Spectacle de Bruxelas, Instituto Nacional de las Artes Escénicas y la Música (INAEM), Institut Ramon Llull Patrocínio de animais em miniatura: Safari Ltd. Patrocínio de efeitos especiais: Nasa FX Agradecimento especial: José Palazón, pela cedência da imagem de referência do espetáculo Agradecimentos: Biennale di Venezia - Biennale College Teatro 2015, Panspermia - Marcel•lí Antúnez, Jordi Soler, Max Glaenzel, Carles Guillem, Jaume Riera, Julia Pelletier, Lara Molina, Pasqual Gorriz, Arturo Rodríguez Morato, Fabrice Chan, Yannick Roman, Yasmina Boudia, Ignacio Español, Rosa Pozuelo, Javier Bauluz e em especial a todos os participantes nos workshops da Bienal de Veneza e de CIFAS

x